RIO DE JANEIRO TEM NOVO PROTESTO CONTRA CABRAL

Polícia Militar atirou bombas e balas de borracha contra manifestantes.
Uma ativista foi atingida na cabeça; ao menos dez foram detidos.


Manifestantes organizaram no Rio de Janeiro mais um protesto contra o governador do Estado, Sérgio Cabral, na terça-feira, 27/8.

O protesto "Fora Cabral", contra o governador do Rio, teve nova confusão por volta das 20h30 desta terça-feira (27) em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do Estado, em Laranjeiras, na Zona Sul da cidade. Manifestantes tentaram forçar passagem pela barreira da polícia na Rua Pinheiro Machado rumo ao palácio e foram reprimidos. Pedras foram jogadas e a PM chegou a usar balas de borracha. Do outro lado, foram arremessados explosivos caseiros.

Pelo menos três manifestantes ficaram feridos. Uma mulher foi atingida por uma bala de borracha na testa e atendida por socorristas voluntários que acompanhavam a manifestação. Dois policiais alegaram ter sido feridos no braço. Outro, ferido na cabeça, foi levado a um hospital.

Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança informou que dez pessoas foram detidas e um menor foi apreendido.


A concentração do grupo ocorreu na Praça São Salvador, de onde os manifestantes partiriam para o Palácio Guanabara, sede do governo estadual.

A poucos metros dali, no Largo do Machado, onde o grupo se concentrou para o ato, também houve confronto, por volta de 18h45. O tumulto começou quando um manifestante foi detido pela Polícia Militar por estar sem documentos. Neste momento, ativistas fizeram um cordão para tentar impedir que o jovem fosse levado.

Quando a polícia forçou passagem com armas de choque, manifestantes responderam atirando pedras e vasos de uma floricultura na tropa, que logo respondeu com balas de borracha e bombas de efeito moral.

Por volta de 21h30, manifestantes vindos do Cosme Velho mostraram para membros da imprensa cápsulas de armas letais, de balas que teriam sido disparadas por PMs.


Na região do Largo do Machado, houve confronto entre PMs e integrantes do Black Bloc, segundo a Agência Brasil. Uma estudante foi atingida por um tiro de bala de borracha na testa.


O confronto fez com que o grupo se dispersasse. Alguns ativistas feridos foram para a 5ª DP (Lapa), para onde mascarados seguiram. No meio do caminho, houve novo confronto, por volta de 23h. Outras centenas de manifestantes se concentraram em frente à 9ª DP (Catete), pedindo a liberação de detidos. Como nos outros protestos, o bairro ficou marcado por um rastro de violência, com lixo queimado nas ruas e agências bancárias depredadas.

Percurso
Por volta de 19h20, os manifestantes saíram do Largo do Machado e seguiram em direção ao Palácio Guanabara, sede do poder estadual, em Laranjeiras na Zona Sul. Às 19h50, estavam na Praça São Salvador, outro ponto de concentração da manifestação. Às 20h, a Rua Pinheiro Machado foi fechada para a ida dos manifestantes para a porta do Palácio Guanabara.